14.5.08

FeedBack

Use a tecnologia para ajudar a bloquear o lixo eletrônico

Uma pesquisa recente estima que 80% ou mais de todos os emails sejam spams. Essa porcentagem é alta, embora você só possa ver uma porção ínfima dessa enxurrada.

Vários provedores de Internet ou programas de email fornecem filtros de lixo eletrônico que podem servir como a primeira linha de defesa contra o spam. Por exemplo, o MSN Hotmail usa a tecnologia Microsoft SmartScreen e outras ferramentas para evitar que mais de 3,2 bilhões (sim — bilhões) de mensagens atinjam as contas de email de seus clientes todos os dias.

Você também pode aproveitar a tecnologia para lidar com o spam que escapa desses filtros.

Adapte os filtros de spam às suas necessidades

O Microsoft Outlook, o MSN Hotmail e o Entourage (para o Mac) têm fortes defesas naturais contra o lixo eletrônico. Eles também permitem que você exerça seu próprio controle sobre esse problema. Descubra como aumentar sua defesa contra o spam com o Outlook, o MSN Hotmail e o Entourage.

Dica

Dica: Crie uma conta do MSN Hotmail (quase) livre de spam. Embora os filtros de lixo eletrônico do Microsoft SmartScreen sejam muito inteligentes, eles não conseguem deter parte dos spams. Se você quiser reduzir ainda mais os spams (principalmente para proteger seus filhos), descubra como configurar uma conta com o MSN Hotmail quase impenetrável por emails não solicitados (em inglês).

Se você usar um programa de email (como o Outlook Express) não listado acima, visite o Mercado global do Windows (em inglês) para saber mais sobre vários pacotes de software anti-spam disponíveis.

Verifique se seus filtros de spam funcionam da forma desejada. Se seu filtro de spam tem uma configuração restritiva a ponto de dispensar o máximo possível de mensagens suspeitas, ele pode estar enviando emails legítimos para a lixeira eletrônica. Verifique sua caixa de lixo eletrônico regularmente, para certificar-se de que todas as mensagens direcionadas para ela sejam realmente lixo, ou diminua as restrições.

Bloqueie as mensagens instantâneas indesejadas

Além de uma boa dose de cautela, sua melhor defesa contra o spam em mensagens instantâneas (ou spim como está se tornando conhecido) é bloquear as mensagens indesejadas. Se você estiver usando o MSN Messenger ou o Windows Messenger, leia Como você pode ajudar a reduzir o spam em mensagens instantâneas (em inglês).

Bloqueie imagens

Como um farol que emite uma mensagem por luz, é possível adaptar as figuras contidas em mensagens de email — também denominadas "beacons da Web" — para que enviem uma mensagem de volta ao remetente. Os spammers dependem das informações retornadas por essas imagens para localizar endereços de email ativos. As imagens também podem conter um código prejudicial incorporado a elas e podem ser usadas para entregar uma mensagem do spammer apesar dos filtros.

A melhor defesa contra os beacons da Web é interromper o download de figuras até que você possa revisar a mensagem. O MSN Hotmail e o Microsoft Outlook 2003 são predefinidos para executar essa ação automaticamente em emails cujos endereços não estejam no seu catálogo de endereços. O Outlook Express também aumentará a proteção contra os beacons da Web se você estiver usando o Windows XP Service Pack 2.

Mantenha seus filtros atualizados

Os spammers trabalham incansavelmente para anular filtros. Faça sua parte mantendo seu filtro de lixo eletrônico atualizado. Para isso, se você estiver usando o Outlook 2003, vá até Downloads do Office e clique em Verifique se há atualizações.

Nenhum comentário: